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08/09/2016

O fenômeno dos apartamentos pequenos

O fenômeno dos apartamentos pequenos

Fonte: Site VivaCorretor

O mercado imobiliário é bastante dinâmico e de tempos em tempos surgem novas tendências. Como corretor sempre atento ao mercado imobiliário, você já deve ter percebido o lançamento de apartamentos cada vez menores e mais funcionais. Além destes novos empreendimentos, kitnets e apartamentos de 1 dormitório prontos também estão sendo mais valorizados. E se você ainda está tentando entender as raízes dessa tendência dos apartamentos pequenos, preste atenção nesse post que a gente explica pra você.

Mudanças nas famílias

Há não muito tempo, era comum no Brasil que as pessoas ficassem na casa dos pais até casar e em muitos casos até continuavam depois de casados. Com isso, era habitual ver lares com 5 pessoas ou mais. Esse tipo de lar vem diminuindo ano após ano, enquanto os imóveis com apenas um morador crescem.

Agora é mais comum que as pessoas saiam de casa para estudar, trabalhar ou mesmo ter mais independência. Também é mais fácil encontrar pessoas que optaram por não casar ou viver em união estável. Hoje, segundo o IBGE, órgão do Governo Federal responsável pelo censo da população, já são mais de 89 milhões de solteiros no país, além de quase 16 milhões de pessoas viúvas, separadas ou divorciadas.

mulher lendo

Cada vez mais pessoas moram sozinhas

Em 2013, de acordo com o IBGE, mais de 13% dos domicílios no Brasil eram formados por pessoas morando sozinhas. O número de pessoas morando sós cresceu 35% entre 2004 e 2013.

Embora uma boa parte desse público seja composta por pessoas mais velhas após a viuvez ou uma separação, o número de pessoas solteiras e mais jovens morando sozinha é cada vez maior e tende a aumentar. Hoje, 33,9% das pessoas entre 20 e 34 anos moram sozinhas.

Um levantamento feito pelo portal VivaReal apontou que 14% dos imóveis procurados para compra pela chamada Geração Y, que reúne pessoas entre 18 e 35 anos, foram de 1 dormitório.


Uma mudança na economia

O número cada vez maior de pessoas que moram sozinhas tem impactado na economia e nos setores de produtos e serviços.

Há uma demanda cada vez maior por alimentos em porções menores e eletroeletrônicos em tamanhos pequenos, por exemplo. Uma pessoa que mora sem mais ninguém não tem porque comprar uma margarina de 500 g ou uma máquina de lavar roupas com capacidade para 10 kg.

A praticidade e funcionalidade são muito valorizadas em lares de uma pessoa só. Como o espaço e as necessidades tendem a ser menores, os produtos e serviços pensados para grandes famílias não se encaixam na vida dessas pessoas, fazendo com que o mercado foque cada vez mais em oferecer soluções para esse público.

Uma oportunidade para o mercado imobiliário

Se existe um setor que soube identificar o surgimento desse público e se voltar pra ele, foi o mercado imobiliário.

Lofts, studios, kitnets e apartamentos de 1 dormitório estão na mira e nos planos de construtoras em todo o Brasil, especialmente em grandes cidades. Em 2013, levantamento realizado pela área de Inteligência de Mercado da Imobiliária Lopes, 21% dos lançamentos em São Paulo foram de apartamentos de 1 dormitório. São imóveis com espaços menores e facilidades maiores.

apartamentos pequenos

Dentre os diferenciais mais oferecidos estão facilidade de locomoção e oferta de transporte público, além de áreas comuns equipadas como piscinas, academias e espaços para receber amigos.

“A população urbana só cresce, vemos isso no Brasil. A população das cidades rapidamente vai bater a marca dos 90%. Mesmo nas cidades menores, já vemos um estilo de vida mais urbano”, explica Alexandre Frankel, CEO da Vitacon, incorporadora que tem se destacado por lançar projetos compactos de moradia.

Além da Vitacon, outras incorporadoras, como a BKO, têm se especializado no segmento. Outras grandes construtoras e incorporadoras em todo Brasil tem incluído os chamados microapartamentos no seu portfólio.

Os imóveis para solteiros estão cada vez menores e mais práticos, já havendo lançamentos a partir de 14 m². A solução para viver bem nesses novos imóveis é apostar em espaços com múltiplas funções – um único ambiente é sala, cozinha e quarto, com móveis que se adaptam de acordo com a necessidade do momento.

Um novo mercado de luxo

Se engana quem pensa que esse tipo de imóvel é procurado apenas por pessoas que desejam um custo menor. Muito pelo contrário, muitos desses novos apartamentos têm um status de luxo e se localizam em bairros valorizados, mirando em profissionais jovens e bem sucedidos. “Conceitos como mobilidade, simplicidade, otimização de espaços, serviços compartilhados, tornar a vida mais simples e mais moderna: esse é o novo luxo”, explica Alexandre.

O executivo da Vitacon completa: “ em um estilo de vida urbano as pessoas buscam outros valores além de simplesmente ostentação. Coisas mais simples e práticas para que as pessoas possam ter mais tempo e menos dor de cabeça, esse hoje é o maior dos luxos”.

Dicas para ter sucesso nesse mercado

Você também pode tirar proveito dessa onda de apartamentos pequenos. Essa é uma fatia do mercado que está crescendo cada vez mais e pode ser uma ótima oportunidade para os corretores de imóveis.

A primeira dica é não subestimar esse segmento de pequenos apartamentos. Esse é um setor do mercado que está bastante aquecido e pode ser uma excelente alternativa em tempos de crise. Por isso, dê aos clientes em busca de um imóvel compacto o mesmo tratamento que você daria aos clientes em busca de imóveis maiores.

Como esse tipo de imóvel tem um público e características bastante específicas, dedicar um pouco do seu tempo para se capacitar para esse nicho é fundamental. O principal diferencial de um corretor que quer vender microapartamentos é o conhecimento.

Você precisa conhecer a região, suas facilidades e características como vias próximas e oferta de transporte. Também deve estudar o empreendimento e tudo que ele oferece. Além disso, conhecer os seus potenciais clientes é muito importante. Saber o que ele busca em termos de facilidades, áreas comuns, serviços e outros e entender o seu estilo de vida é a chave para indicar os imóveis certos para as pessoas certas e cativar esse público, que é especialmente exigente.